- Área: 2000 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Guilherme Pucci
-
Fabricantes: Custopem Estruturas Metálicas
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse galpão de 2000,00m² localizado no bairro da Vila Leopoldina – São Paulo, próximo à Marginal Pinheiros era usado como fábrica e depósito à quase 50 anos e foi visto como uma estrutura em potencial para uma nova função.
Os proprietários, que trabalham no meio da moda e acostumados à viajar à várias cidades à trabalho (principalmente dos Estados Unidos), viram que esse tipo de estrutura (atualmente ociosa), sendo transformada e usada com bastante frequência como estúdios de fotografia e Filmagem especialmente em Los Angeles e Nova Iorque.
Com isso, a ideia do projeto era aproveitar a estrutura existente e fazer toda a infra-estrutura que uma equipe de filmagem poderia precisar localizada em um mesmo local.
Com isso o projeto foi pensando em deixar as áreas comuns na parte frontal do terreno com recepção, administração, depósito de materiais, sala de reunião, Cathering/refeitório, depósito para os equipamentos dos fotógrafos e até salas individuais para fotógrafos; com isso o fotógrafo não precisa nem ir até o Estudio pois podem fazer seu escritório ali mesmo. Na parte posterior do terreno, 5 grandes salas de fotografia e filmagem com seus mezaninos e camarins exclusivos com toda a infra-estrutura necessária para cada sessão.
Toda a estrutura foi independente dos muros e treliças originais do galpão. Os mezaninos foram feitos em estrutura metálica apenas apoiados no piso e os fechamentos laterais foram feitos com alvenaria de concreto na parte térrea e nos mezaninos em dry-wall.
Foi feito um trabalho de isolamentos termo-acústico em todo o telhado original do telhado e restauro e reparos nas treliças originais de madeira que chegam a ter 2,5m de altura.
Também foi preciso fazer um sistema de climatização das salas de gravação por se fazer a produção das roupas de verão da Europa e USA, no inverno brasileiro e vice-versa; dando assim; maior conforto aos modelos.
A idéia foi deixar o projeto com os materiais aparentes mantendo a identidade industrial original da construção. O contraste entre a estrutura de madeira do Telhado original do Galpão pintada de branco e a estrutura em aço dos mezaninos na cor cinza chumbo, deixam claro que parte do projeto tem mais de meio século e quem chegou recentemente.
O espaço tem sido usado com muita frequência para outras finalidades como eventos e desfiles atraindo as maiores empresas do ramo para usar suas instalações.